Um exemplo de empreendedorismo

Entrevista à revista Business Portugal

Sergio Guimaro é um jovem empresário que dá nome a uma empresa inovadora que atua na área da construção civil e dos transportes. Sediada na Figueira da Foz, esta empresa é um dos exemplos de sucesso que superaram a crise dos últimos anos. Desta forma, a Revista Business Portugal esteve à conversa com o administrador da Sergio Guimaro para perceber quais as suas ambições e objetivos a alcançar nos próximos anos.

Foi fundada em 2007 como uma empresa apenas ligada à área dos transportes e com uma pequena frota de três camiões. Nessa altura, Sergio Guimaro dividia a sua atenção entre a administração da sua empresa e o trabalho que desempenhava numa outra entidade familiar. Em 2010, resolveu dedicar-se apenas à Sergio Guimaro para a poder implementar e estabilizar no mercado e, para isso, acrescentou a construção civil aos serviços que já prestara. Construção de edifícios, remodelação, reabilitação, impermeabilização e pintura são alguns dos serviços prestados na área da construção civil, por outro lado, na área dos transportes, são garantidos serviços de transporte rodoviário nacional e internacional de mercadorias designadas por carga geral ou gruparem. Atualmente, a construção é a principal atividade da empresa e, ao nível dos transportes, realizam apenas gestão de cargas. Atuam em todo o
país, com obras em Coimbra, Lisboa, Porto, Figueira, Algarve e, também, no Luxemburgo. Questionado sobre o que o motivou a investir nesse país, o nosso entrevistado explicou: “Tenho lá familiares e, em visitas ao país, percebi que existe ali muito potencial ao nível da construção. As expetativas de crescimento para o Luxemburgo são muito grandes. Temos lá um escritório que gere todo o trabalho que é realizado lá”, afirmou, acrescentando, ainda, o que o diferencia na prestação dos seus serviços: “Trabalhamos para a qualidade e inovação procurando novos materiais e novas soluções para os nossos clientes”, concluiu.

No que diz respeito à atualidade do setor no nosso país, Sergio Guimaro elucidou-nos: “Dentro deste nosso pequeno país temos vários mercados, o mercado mais competitivo é a zona centro, já o da zona sul é um mercado interessante, porque justifica os custos de deslocação com o volume de faturação que se consegue lá. Nos últimos anos, trabalhamos muito com condomínios, manutenção de edifícios e reabilitação mas, atualmente, já começa a reaparecer
a construção em Portugal. No mercado do Algarve denota-se muito investimento estrangeiro na construção de habitações”, reiterou.

Futuro no ramo imobiliário

A aumentar o volume de faturação todos os anos, de ano para ano, Sergio Guimaro confidenciou à nossa revista, querer investir também na promoção imobiliária, construindo e vendendo edifícios por conta própria. Uma vida atarefada que garante valer a pena pela felicidade da sua família: “Vive-se num stress diário, mas quando se faz o que se gosta tudo se consegue. Estando a empresa bem, a minha família também está bem e é por eles que me esforço tanto”, finalizou o empresário.